Alunos da rede estadual são beneficiados com trabalho de reeducandos

Quem esteve na Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, que funciona em tempo integral, no início da semana e retorna agora percebe uma grande diferença: a área verde está limpa e preservada. Graças aos trabalhos coordenados pelos agentes penitenciários da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) a realidade mudou na unidade.

Nesta semana, 16 reeducandos realizaram um mutirão de limpeza e manutenção da Escola, beneficiando a comunidade acadêmica. Diariamente,  mais de 800 pessoas circulam pela Escola, onde também funciona um pólo da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O trabalho foi tão proveitoso, que dois apenados passarão a trabalhar de forma permanente na unidade.

 “A Escola possui uma área extensa e não dispomos de recursos humanos suficientes para manutenção do prédio de forma satisfatória. Acredito que todas as escolas deveriam receber essa ajuda. Um ambiente limpo nos dá outras perspectivas, muda nosso modo de ver as coisas”, afirma a coordenadora da Escola Estadual Professor Pontes, Fátima Cavalcante.

 O coordenador da equipe de reeducandos, Petrúcio Oliveira, ressalta que o trabalho dos custodiados é fundamental para promover o bem-estar dos alunos. “A capinagem, por exemplo, evita a proliferação de doenças no ambiente escolar e promove o desenvolvimento sócio motor dos alunos. É gratificante para nós deixar o espaço escolar mais bonito e preservado”, fala.

 O assessor de Governança e Transparência da Uneal, Leandro Souto, faz questão de citar a diretiva da Seris que tem renovado as perspectivas dos custodiados com oportunidades de trabalho. “Fico muito satisfeito em participar desse processo de reintegração social dos custodiados. Além disso, esses serviços proporcionam dignidade aos  apenados e economia para o Estado”.

Ação permanente

Além dos serviços nas escolas, dezenas de reeducandos trabalham no pólo de Marechal Deodoro, com serviços de capinagem e manutenção. Instituições como: Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, Praça dos Martírios, Hospital Escola Portugal Ramalho, Palácio República dos Palmares e secretarias estaduais são algumas das instituições que já foram beneficiadas com nossas ações.

Ascom – 16/08/2017

(Visited 6 times, 1 visits today)